19 de dez. de 2011

LENHA NA FOGUEIRA 20.12.11

Lenha na Fogueira

Ontem pela manhã, aconteceu no gabinete do secretário da Secel Francisco Leilson – Chicão uma reunião, que tratou dos subsídios que serão repassados as entidades carnavalescas de Rondônia através da Fesec

********

Na realidade, o secretário Chicão convidou o presidente da Fesec Ariel Argobe para que o encarregado da Controladoria Interna da Secel técnico Ananias Junior explicasse sobre como deve ser montado o Projeto Carnaval 2012, com o sentido de o mesmo, não esbarrar em impedimentos constantes na Lei que Regula as prestações de contas de Convênios.

**********

Estavam presentes Alexandre Pantoja, Silvio Santos e a gerente de cultura Cândrica Madalena – Bebel.

*********

Pela primeira vez na história da Secel e da Fesec, vimos um secretário de cultura preocupado realmente, em orientar as entidades carnavalescas de como devem proceder na formatação dos seus projetos carnavalescos.

********

Tratou-se também do valor que será destinado pelo governo estadual através da Fesec às entidades carnavalescas e em especial as escolas de samba de Porto Velho, Rolim de Moura e Costa Marques e para os blocos de Enredo de Guajará Mirim, Ariquemes e Cacoal.

********

O encaminhamento da reunião fluiu positivamente e além da discussão sobre como proceder com a prestação de contas do convênio.

*********

Ficou decidido que nos dias 6 e 7 de janeiro de 2012 será realizado um Seminário para o qual serão convocados, todos os representes das entidades carnavalescas que atuam no estado de Rondônia.

*********

Agora vai! Agora vimos que o secretário Chicão não está brincando de fazer cultura, ele está desenvolvendo a cultura em Rondônia em especial, a cultura popular. Valeu!

********

E você, o que está fazendo aí parado que ainda não foi e se não foi não levou seus filhos, para visitar e admirar os presépios que estão montados no Galpão nº 1 da Estrada de Ferro Madeira Mamoré?

***********

É um espetáculo que ninguém pode perder. O Galpão abre para visitação todos os dias às 19h.

**********

Do presépio de algodão ao tradicional, o espetáculo é magnífico.

*********

Os artesãos da Associação Santiago Maior que fica lá na Zona Leste de Porto Velho e tem como principal incentivador o padre Enzo Mangano estão de parabéns pelo belo trabalho.

*********

Domingo passado estive lá e vi com “esses olhos que a terra há de comer”, a grandeza que é o “Natal de Todos”, que a primeira dama do município Lucilene Peixoto idealizou para este ano.

********

Pega a gurizada e vai lá visitar a beleza natalina em forma de presépio.

********

Chamamos a atenção para o presépio Floresta Amazônica, onde o Menino Jesus é representado por um índio. Aliás, tudo neste presépio nos leva as tradições indígenas.

********

As “Sete Maravilhas de Rondônia”, é outro presépio que chama a atenção dos visitantes, pois ali estão os monumentos que os artesãos escolherem para representar nossas maravilhas como a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o Prédio do Relógio, A Catedral, o Prédio da Prefeitura de Porto Velho, as Três Caixas D’água, o Rio Madeira e o Mercado o Cultural.

*********

O outro representa as sete maravilhas do mundo onde podemos ver o Cristo Redentor, Taje Marral, as Muralhas da China, entre outras.

*********

Você não paga nada para apreciar essas maravilhas.

********

E mais, durante a semana a visita é guiada, ou seja, um guia turístico lhe acompanha e vai explicando tudo sobre os presépios.

*********

Domingo, 18, numa deferência toda especial, fomos guiados pelo Diário e pela Mary Ciane.

*********

Outro evento que bombou no final de semana, foi a feijoada do Boi Bumbá Diamante Negro.

********

Vimos surgir um novo levantador de toada, Thiago Ferreira. O garoto que tem só 16 anos de idade, é dono de um vozeirão.

*********

E a Roda de Samba do Beto que fechou o ano, reuniu os melhores sambistas de Porto Velho no Mercado Cultural.

*********

Daqui pra frente é Natal e Ano Novo!

9 de jun. de 2011

LENHA NA FOGUEIRA 10.06.11

Vasco da Gama campeão da Copa do Brasil 2011. O primeiro brasileiro classificado para a Copa Libertadores 2012, O melhor time brasileiro da atualidade (depois do Santos). O meu Vascão da Gama! O Resto passa a ser vive! Parabéns torcida cruzmaltina. É o Trem Bala da Colina, disparado, agora rumo ao título do Brasileirão.

**********
Enquanto isso a Expovel vai que vai, com o João do Vale todo dia com aquela cara de boneco de Olinda dando palpite sobre as montarias do rodeio na RedeTV-RO.

***********
Ainda não fui à Feira Agropecuária este ano, mas, prometo à amiga Yalle Dantas que até o encerramento marcarei presença. Acontece que anda meio adoentando se é que doença tem meio.

***********
Mesmo assim fico acompanhando pela RedeTV-RO tudo que acontece e ontem, vendo o rodeio fiquei pensando: A arena é bonita e grande, mas não é definitiva. O parque é bonito e grande, mas, não é definitivo.

***********
Este ano mesmo a Direção da Aspro não sabia se poderia utilizar o espaço para montar a feira, tudo porque o Parque foi reintegrando ao governo estadual numa ação que vinha rolando desde o governo passado que brigou com a direção da Aspro.

**********
E a sentença só saiu este ano dando ganho de causa ao governo estadual.

**********
No dia da abertura do rodeio, a RedeTV mostrou uma imagem aera da área e podemos ver que o espaço é muito grande. A Expovel não toma nenhum terço da área, de tão grande que é.

***********
O que quero dizer, é que, em Porto Velho, nada é definitivo.

***********
Por exemplo: Porto Velho não tem Estádio Municipal de Futebol; Não tem Sambódromo; Não tem Bumbodromo ou Quadrilhjodromo e não tem Parque de Exposição Agropecuária.

**********
Todos esses centros caberiam no Parque dos Tanques que começa na Lauro Sodré é termina no Bairro São Sebastião, é terra devoluta que não acaba mais.

**********
Só para lembrar como Porto Velho está atrasado nesse quesito: Ariquemes, Ji Paraná, Cacoal, Vilhena e outras cidades têm seus parques definitivos Porto Velho não tem!

***********
Aliás, Porto Velho parece que não tem nem governo: Quer ver uma coisa. Qual a programação relativa à cultura popular que a municipalidade promove oficialmente. Cadê o Arraial Municipal?

**********
Tudo bem que o Tatá vai dizer em defesa do prefeito que a prefeitura destinou R$ 300 Mil aos grupos folclóricos, que colocou as arquibancadas no Flor de Cacto e colocou uma caixa amplificada no Arraial da Zona Leste e daí? Tá faltando mais ação em cima da nossa cultura popular. Até o arraial da Câmara conseguiram acabar.

***********
Já o Flor do Maracujá começou as vendas das barracas e a movimentação da sala da Wellida é das maiores. Até ontem pela manhâ, mais de 150 Normas para solicitação de instalação de barracas haviam sido distribuídas. As solicitações continuam até hoje.

***********

A avaliação das propostas acontece na próxima semana. Quem anda super preocupado com o Flor do Maracujá é meu amigo Rock que soube na terça feira que estava fora do palco.

***********
Roque ficou conhecido no Flor do Maracujá através do “chavão”: “Atenção, fotógrafos, cinegrafistas, estudiosos do nosso folclore. Vem aí o grupo fulano de tal”

***********
Fora os “causos” que contava no intervalo da apresentação de um grupo para o outro. 29 anos sendo admirado e aplaudido e de repente chega à Secel para saber da programação e recebe o a notícia “Este ano você está fora porque quem vai colocar os locutores no Flor do Maracujá é o Palácio do Governo”

**********
Que fescura é essa! os locutores que conheço e que estão agregados ao Decom e em conseqüência do Palácio do Governo só sabem muito mal narrar “Rodeio” e fazer propagando em frente de loja.

**********

Até o ano passado quem fazia a parte da locução política do Arraial era o Lúcio Jorge, porém, o Lúcio entende do riscado, pois muito ante de vir para o Maracujá já era o locutor oficial do Festival Folclóricos de Guajará Mirim.

***********
O outro era o Moisés Rocha que também, é calejado no assunto graças ao Flor de Cacto e Arraial do Nova Esperança. Pelo que sei, nem o Lúcio e nem o Moisés Rocha fazem parte da equipe do Palácio. Quer dizer: Com certeza vamos ouvir no Flor do Maracujá o locutor apresentar um grupo folclórico da seguinte maneira:

**********
Tche, tche, tcheeeeeeeeeeeeeee. Rondônia é terra de mulher bonita, Mas, também tem as feias do Refinha. Entre as duas, eu prefiro ficar com a minha... Tche, tche, teche. Agora assista apresentação da quadrilha tal... Que bem pode ser a do Decom!

**********
Independente disso, a Programação da XXX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Flor do Maracujá já está pronto. Pronta em se falando das apresentações folclóricas que começam no dia 1º de julho com os grupos folclóricos: Quadrilha da 3ª Idade do Sesc; Quadrilha Mirim Arrasta Pé de Candeias; Quadrilha Adulta Nação Caipira e Quadrilha Adulta Forte Príncipe. Show com a Banda Radiante.

***********
Só está faltando o Show oficial de abertura que deve acontecer no dia 30 de junho, com uma banda ou um cantor nacional.

**********
Só tem um detalhe, o espaço que estão dando para a Banda de um Boi Bumbá se instalar e passar o som é apenas de 10 minutos o que é insuficiente. O ideal já no quebra galho, seriam no mínimo 30 minutos. Porém enquanto esses assunto não for discutido entre os grupos a merda sempre será mesma, principalmente se a pessoa que vem atrapalhando as apresentações continuar mandando na programação, fato que comprovamos. Encontrei com um diretor do Az de Ouro e ele foi categórico, “Essa pessoa não pode e nem deve subir no palco durante a apuração dos quesitos”.

**********
É isso aí, tá tudo bacana, mas, nem tudo são flores pr’as bandas da Secel.

**********
Já em Costa Marques a Festa do Divino continua. O final será domingo com a derrubada do Mastro o sorteio da nova cidade onde a Coroa vai ficar no próximo ano e a escolha do Imperador e da Imperatriz 2012.

**********
Quem está com tudo em Costa Marques é o secretário da Secel Francisco Leilson Chicão o home virou “deus” para os membros da Irmandade do Divino graças à ajuda repassada para a entidade,

**********
Oi primeiro “Damo” preciso que você me mande pelo menos três fotos da dona Terezinha sua mãe, as que o Luiz fez não prestou. Envia urgente!

***********
É simples fazer cultura, quando se gosta e tem vontade política!

15 de jan. de 2011

Lenha na Fogueira - 15.01.11



Depois dessa coluna, só voltaremos a escrever no dia 15 de fevereiro.

************
São as merecidas férias.

*********
Então vamos curtir o que ainda resta dessa coluna até voltarmos.

********
Por exemplo, a turma da Federon colocou o secretário da Secel na parede na última quinta feira.

*********
Fernandão, Big e todos os folcloristas compareceram a reunião, aliás, como tudo tem exceção só quem não pode comparecer foi o represente do bumbá Diamante Negro.

********
Acontece que o grupo de bumbá campeão estava ensaiando para uma apresentação especial que aconteceria na noite de ontem.
********
Então a ausência foi mais que justificada.

*********
Quem marcou presença na reunião também foi o Superintendente da Setur Julio Olivar.

*********
Afinal de contas, O Flor do Maracujá é uma das nossas atrações turísticas.

********
Os folcloristas só não saíram mais satisfeitos da reunião porque o secretário não soube responder aonde será montado o Arraial Flor do Maracujá este ano.

********
De qualquer maneira, disse o presidente da Federon que no tempo do Cassol era chamado de Fernandão, a reunião foi muito proveitosa.

*********
Depois de ler a matéria que está aí ao lado, muita gente da Secel e da própria Federon vai ficar cabreiro com a sugestão do Fernando que tira a gratificação dos integrantes da equipe de coordenação.

********
Quem marcou presença também e até teve direito a fala, foi o presidente da Federação das Escolas de Samba de Rondônia Ariel Argobe.
*********
Por ser militante do PT, quando o secretário Chicão disse que o governador Confúcio Moura iria solicitar ao prefeito um espaço para a construção do Centro Cultural que vai abrigar o Flor do Maracujá e até os desfiles das escolas de samba. Ariel sugeriu que é necessário se promover audiência pública.

*********
Se partirem para essa prática dificilmente vamos ter nosso Centro de Convenções
*********
Enquanto isso, o Tatá esteve visitando o local onde será montada a passarela do samba Edson Fróes.

*********
As arquibancadas e camarotes serão montadas na Avenida Rio de Janeiro entre a Mamoré e a Guaporé.

*********
Os desfile serão no sentido bairro centro.

*********

Por falar em carnaval a gravação dos sambas enredos das escolas de samba de Porto Velho estão sendo realizadas pelo Estúdio Som da Terra.

**********
O produtor e diretor é o Sandro. Quem já ouviu disse que a produção é das melhores.

*********
Quer estudar na Espanha, acompanha o que segue:

*********

Prezados parceiros, informamos que estão abertas as convocatórias do programa de bolsas de estudos MAEC-AECID, do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha, para estrangeiros em cursos acadêmicos na Espanha durante os anos 2011-2012. As inscrições podem ser feitas até o final do mês de janeiro pelo site http://www.becasmae.es/. Solicitamos a colaboração de vocês na divulgação da convocatória. Mais informações no site do CCE_SP http://www.ccebrasil.org.br. Atenciosamente, Centro Cultural da Espanha em São Paulo.

***********
Como escrevi no inicio. Vou assistir meu Vasco da Gama pelo campeonato carioca em São Januario ou no Engenhão. Tô de férias e só volta em 15 de fevereiro.

Carnavalescos aprovam local dos desfiles

O presidente da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – Fesec Ariel Argobe e o presidente de honra da escola de samba Os Diplomatas Eufrásio Barbosa, visitaram a convite do presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes e do Coordenador de Eventos de Grande Porte da prefeitura de Porto Velho Ataíde Santos, o local onde será montada a Passarela do Samba “Edson Fróes” por onde as escolas de samba irão desfilar nos dias 6 e 7 de março.
Os desfiles das escolas de samba este ano vão acontecer na avenida Rio de Janeiro no trecho que fica nas proximidades do Clube dos Advogados. “Os desfiles serão no sentido bairro centro com a dispersão logo após a sede do clube da OAB”, disse Tatá. O presidente da Fesec carnavalesco Ariel Argobe lembrou a nossa reportagem que o local foi escolhido pelos dirigentes das escolas de samba em reunião que aconteceu no mês de dezembro do ano passado. “Sugerimos o local e os carnavalescos aprovaram”, disse o presidente.
A idéia de levar os desfiles das escolas de samba para a Zona Leste foi em virtude de no carnaval passado, o público que prestigiou o acontecimento, não correspondeu as expectativas nem da prefeitura e nem dos carnavalescos. “A Costa e Silva além de ficar longe das sedes das escolas, não conta com linha de ônibus o que dificulta o acesso”.
Os desfiles das escolas de samba vão acontecer nos dias 6 e 7 de março com a seguinte ordem: 6 de março de 2011 (Domingo) 20:00 horas até 21:00 horas - G.R.E.S. Império do Samba; 21:15 horas até 22:15 horas – G.R.E.S. Armário Grande 22:30 horas até 23:30 horas – G..R.E.S. Asfaltão.
7 de março de 2011 (Segunda-feira) 20:00 horas até 21:00 horas - G.R.E.S. Radio Farol 21:15 horas até 22:15 horas – G.R.E.S. São João Batista; 22:30 horas até 23:30 horas – G.R.E.S. Os Diplomatas.

Grupos folclóricos conversam com Chicão

Dirigentes dos grupos folclóricos filiados à Federon estarão reunidos hoje a partir das 20h30 com o secretário da Secel Chicão Leilson.
De acordo com o convite enviado a nossa reportagem, a reunião que vai acontecer na Casa da Cultura Ivan Marrocos tem como principal objetivo apresentar o Projeto “Arraial Flor do Maracujá 2.011”. “Precisamos saber aonde o arraial será montado e quais as dimensões do curral de dança para podermos planejar nossos cenários”, disse o presidente da Federon Fernando Rocha. Outro assunto que será levado ao conhecimento do secretário Chicão é quanto a necessidade da definição do valor que será repassado aos grupos folclóricos. “Os grupos folclóricos estão endividados junto ao comercio local em virtude de não terem recebido repasse do governo no ano passado”. Na realidade, alegando a Lei Eleitoral o governo do estado não repassou os recursos aos grupos folclóricos que se apresentaram na Mostra de Quadrilha e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá do ano passado. Diante desse impasse a Federon conseguiu aprovar em regime de urgência o projeto do Arraial no MinC conseguindo autorização para captar recursos no valor de até R$ 900 Mil. O que a Federação conseguiu foi apenas a captação de menos de R$ 100 Mil mesmo assim, não pode movimentar esse valor, porque de acordo com as normas da Lei Rouanet a entidade só pode começar a usufruir o beneficio, após captar no mínimo 20% do valor do Projeto o que não foi o caso da Federon. “Diante desse impasse os grupos estão em débito com o comercio local”, informa Fernando.
Outro assunto que será colocado ao secretário da Secel é quanto ao regulamento que rege as apresentações dos grupos folclóricos. “O regulamento do Flor do Maracujá no que diz respeito às obrigações dos grupos folclóricos precisa ser revisado urgentemente”, finaliza Fernando.