15 de jan. de 2011

Lenha na Fogueira - 15.01.11



Depois dessa coluna, só voltaremos a escrever no dia 15 de fevereiro.

************
São as merecidas férias.

*********
Então vamos curtir o que ainda resta dessa coluna até voltarmos.

********
Por exemplo, a turma da Federon colocou o secretário da Secel na parede na última quinta feira.

*********
Fernandão, Big e todos os folcloristas compareceram a reunião, aliás, como tudo tem exceção só quem não pode comparecer foi o represente do bumbá Diamante Negro.

********
Acontece que o grupo de bumbá campeão estava ensaiando para uma apresentação especial que aconteceria na noite de ontem.
********
Então a ausência foi mais que justificada.

*********
Quem marcou presença na reunião também foi o Superintendente da Setur Julio Olivar.

*********
Afinal de contas, O Flor do Maracujá é uma das nossas atrações turísticas.

********
Os folcloristas só não saíram mais satisfeitos da reunião porque o secretário não soube responder aonde será montado o Arraial Flor do Maracujá este ano.

********
De qualquer maneira, disse o presidente da Federon que no tempo do Cassol era chamado de Fernandão, a reunião foi muito proveitosa.

*********
Depois de ler a matéria que está aí ao lado, muita gente da Secel e da própria Federon vai ficar cabreiro com a sugestão do Fernando que tira a gratificação dos integrantes da equipe de coordenação.

********
Quem marcou presença também e até teve direito a fala, foi o presidente da Federação das Escolas de Samba de Rondônia Ariel Argobe.
*********
Por ser militante do PT, quando o secretário Chicão disse que o governador Confúcio Moura iria solicitar ao prefeito um espaço para a construção do Centro Cultural que vai abrigar o Flor do Maracujá e até os desfiles das escolas de samba. Ariel sugeriu que é necessário se promover audiência pública.

*********
Se partirem para essa prática dificilmente vamos ter nosso Centro de Convenções
*********
Enquanto isso, o Tatá esteve visitando o local onde será montada a passarela do samba Edson Fróes.

*********
As arquibancadas e camarotes serão montadas na Avenida Rio de Janeiro entre a Mamoré e a Guaporé.

*********
Os desfile serão no sentido bairro centro.

*********

Por falar em carnaval a gravação dos sambas enredos das escolas de samba de Porto Velho estão sendo realizadas pelo Estúdio Som da Terra.

**********
O produtor e diretor é o Sandro. Quem já ouviu disse que a produção é das melhores.

*********
Quer estudar na Espanha, acompanha o que segue:

*********

Prezados parceiros, informamos que estão abertas as convocatórias do programa de bolsas de estudos MAEC-AECID, do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha, para estrangeiros em cursos acadêmicos na Espanha durante os anos 2011-2012. As inscrições podem ser feitas até o final do mês de janeiro pelo site http://www.becasmae.es/. Solicitamos a colaboração de vocês na divulgação da convocatória. Mais informações no site do CCE_SP http://www.ccebrasil.org.br. Atenciosamente, Centro Cultural da Espanha em São Paulo.

***********
Como escrevi no inicio. Vou assistir meu Vasco da Gama pelo campeonato carioca em São Januario ou no Engenhão. Tô de férias e só volta em 15 de fevereiro.

Carnavalescos aprovam local dos desfiles

O presidente da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – Fesec Ariel Argobe e o presidente de honra da escola de samba Os Diplomatas Eufrásio Barbosa, visitaram a convite do presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes e do Coordenador de Eventos de Grande Porte da prefeitura de Porto Velho Ataíde Santos, o local onde será montada a Passarela do Samba “Edson Fróes” por onde as escolas de samba irão desfilar nos dias 6 e 7 de março.
Os desfiles das escolas de samba este ano vão acontecer na avenida Rio de Janeiro no trecho que fica nas proximidades do Clube dos Advogados. “Os desfiles serão no sentido bairro centro com a dispersão logo após a sede do clube da OAB”, disse Tatá. O presidente da Fesec carnavalesco Ariel Argobe lembrou a nossa reportagem que o local foi escolhido pelos dirigentes das escolas de samba em reunião que aconteceu no mês de dezembro do ano passado. “Sugerimos o local e os carnavalescos aprovaram”, disse o presidente.
A idéia de levar os desfiles das escolas de samba para a Zona Leste foi em virtude de no carnaval passado, o público que prestigiou o acontecimento, não correspondeu as expectativas nem da prefeitura e nem dos carnavalescos. “A Costa e Silva além de ficar longe das sedes das escolas, não conta com linha de ônibus o que dificulta o acesso”.
Os desfiles das escolas de samba vão acontecer nos dias 6 e 7 de março com a seguinte ordem: 6 de março de 2011 (Domingo) 20:00 horas até 21:00 horas - G.R.E.S. Império do Samba; 21:15 horas até 22:15 horas – G.R.E.S. Armário Grande 22:30 horas até 23:30 horas – G..R.E.S. Asfaltão.
7 de março de 2011 (Segunda-feira) 20:00 horas até 21:00 horas - G.R.E.S. Radio Farol 21:15 horas até 22:15 horas – G.R.E.S. São João Batista; 22:30 horas até 23:30 horas – G.R.E.S. Os Diplomatas.

Grupos folclóricos conversam com Chicão

Dirigentes dos grupos folclóricos filiados à Federon estarão reunidos hoje a partir das 20h30 com o secretário da Secel Chicão Leilson.
De acordo com o convite enviado a nossa reportagem, a reunião que vai acontecer na Casa da Cultura Ivan Marrocos tem como principal objetivo apresentar o Projeto “Arraial Flor do Maracujá 2.011”. “Precisamos saber aonde o arraial será montado e quais as dimensões do curral de dança para podermos planejar nossos cenários”, disse o presidente da Federon Fernando Rocha. Outro assunto que será levado ao conhecimento do secretário Chicão é quanto a necessidade da definição do valor que será repassado aos grupos folclóricos. “Os grupos folclóricos estão endividados junto ao comercio local em virtude de não terem recebido repasse do governo no ano passado”. Na realidade, alegando a Lei Eleitoral o governo do estado não repassou os recursos aos grupos folclóricos que se apresentaram na Mostra de Quadrilha e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá do ano passado. Diante desse impasse a Federon conseguiu aprovar em regime de urgência o projeto do Arraial no MinC conseguindo autorização para captar recursos no valor de até R$ 900 Mil. O que a Federação conseguiu foi apenas a captação de menos de R$ 100 Mil mesmo assim, não pode movimentar esse valor, porque de acordo com as normas da Lei Rouanet a entidade só pode começar a usufruir o beneficio, após captar no mínimo 20% do valor do Projeto o que não foi o caso da Federon. “Diante desse impasse os grupos estão em débito com o comercio local”, informa Fernando.
Outro assunto que será colocado ao secretário da Secel é quanto ao regulamento que rege as apresentações dos grupos folclóricos. “O regulamento do Flor do Maracujá no que diz respeito às obrigações dos grupos folclóricos precisa ser revisado urgentemente”, finaliza Fernando.